<

No contexto do Microsoft Project Online, permissão é a autorização concedida para que os usuários possam realizar determinadas ações no Project Web App. Os administradores da solução poderão conceder ou negar cada permissão do Project Online, de acordo com os perfis dos usuários. Há dois tipos de permissão:

  • Permissões Globais: este tipo de permissão dá aos usuários a capacidade de realizar ações em todas as áreas do sistema. As permissões globais são atribuídas a um usuário ou um grupo.
  • Permissões de Categorias: Dá aos usuários a capacidade de realizar ações apenas no contexto de determinados projetos e recursos específicos. As permissões de categoria também dão acesso aos Modos de Exibição do PWA e são atribuídas no nível Categoria.

Grupos definem o que usuários podem fazer no sistema. Categorias definem o que usuários podem ver no sistema (dão o contexto).

A sobreposição de Grupos e Categorias define o que usuários podem fazer com aquilo que eles podem ver ou acessar no Project Online.

As permissões podem ser concedidas ou negadas aos usuários, grupos ou categorias. Os administradores podem “Permitir” ou “Negar” estas permissões através de caixas de seleção. Caso nenhuma caixa de seleção seja selecionada, a permissão se chama “Não Permitido”.

O “Não Permitido” não obsta o usuário de acessar aquele atributo, se a permissão for dada de outra forma, como por exemplo por um grupo ou categoria diferente. Quando o usuário faz parte apenas de um único grupo de segurança, não há diferença entre “Não Permitido” e “Negado“. Quando o usuário faz parte de mais de um grupo, o “Negado” se sobrepõe a qualquer outra permissão. Veja na tabela abaixo o critério para definição de permissões cumulativas no Microsoft Project Online:

Sobreposição de Permissões no Project Online
Grupo 1 Grupo 2 Cumulativo
Não Permitido Permitido PERMITIDO
Não Permitido Negado NEGADO
Permitido Negado NEGADO

Para organizações que possuem um número muito grande de usuários, designar e administrar a concessão de permissões de maneira individual pode ser uma árdua tarefa e pode prejudicar a performance do sistema. Recomenda-se definir as permissões aos grupos e categorias e posteriormente conceder permissões para os usuários baseadas nos grupos aos quais estes usuários pertencem.

Após planejar a distribuição dos usuários através dos grupos, considerando as permissões que cada grupo deverá possuir, a administração do dia-a-dia do trabalho se resumirá na adição ou remoção de usuários aos grupos de segurança, reduzindo o volume de atividades dos administradores do Microsoft Project Online.

Na próxima publicação iremos tratar sobre Segurança dentro do Project Online, até breve.