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Para criar um fluxo de ramificação, será necessário determinar os requisitos do fluxo de trabalho, e então criar ou editar os seguintes:

  • Fases de Fluxo de Trabalho e Estágios de Fluxo de Trabalho
  • Campos Personalizados e Tabelas de Pesquisa relacionadas
  • Páginas de Detalhes do Projeto
  • O Fluxo de Trabalho ramificado, criado no Sharepoint Designer 2013
  • Tipo de Projeto Corporativo

Para o exemplo de Fluxo de Trabalho Ramificado, usaremos um fluxo que use o custo estimado de uma proposta de projeto para determinar se a proposta será aceita. Se o custo estimado for superior a R$ 50.000,00, a proposta será rejeitada. Se o custo estimado for entre R$ 50.000,00, e R$ 10.000,00 peça mais detalhes. E se o custo da proposta for menor do que R$ 10.000,00 crie o projeto sem pedir mais nenhum detalhe.

O fluxo de trabalho será criado utilizando o Sharepoint Designer 2013 com SP1.

Agora vamos criar as personalizações necessárias para este fluxo funcionar.

1. Fases do Fluxo de Trabalho

Para as Fases de Fluxo de Trabalho, o Microsoft Project Online já inclui por padrão as fases: Criar, Selecionar, Planejar, Gerenciar e Concluído. Para este exemplo não será necessário criar outras fases.

Para criarmos um estágio, primeiramente precisaremos criar Campos Personalizados da Empresa e Páginas de Detalhes do Projeto.

2. Campos Personalizados da Empresa e Tabelas de Pesquisa da Empresa

Para este fluxo de trabalho, é necessário criar uma tabela de pesquisa e um campo personalizado da empresa chamado Custo da Proposta.

Acesse Configurações do PWACampos Personalizados da Empresa e Tabelas de Pesquisa.

Crie uma Tabela de Pesquisa para o custo da proposta. No campo Nome, preencha Custo da Proposta, em Tipo, escolha Custo, e na tabela de pesquisa, preencha os valores conforme a figura abaixo. Valor: 1.000 e Descrição: até Mil Reais.

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Crie um campo personalizado com o Nome Custo da Proposta. Para a Descrição, digite Custo estimado de uma proposta de projeto. Para a Entidade, escolha Projeto e em Tipo selecione Custo. Em Atributos Personalizados, escolha Tabela de Pesquisa: Custo da Proposta. Na seção Comportamento, escolha Comportamento controlado pelo fluxo de trabalho.

Crie também um campo personalizado com o Nome: Objetivos do Projeto, Descrição: Lista os Objetivos mensuráveis e específicos do Projeto proposto; Entidade: Projeto, Tipo: Texto, Atributos Personalizados: Texto com Várias Linhas, Comportamento: Comportamento controlado por fluxo de trabalho. Este campo será usado no estágio de detalhamento da proposta.

Crie também um campo personalizado com o Nome: Termo de Abertura, Descrição: “O termo de Abertura foi aprovado e o Projeto seguirá para o seu planejamento detalhado e posterior execução. Apenas coloque sim quando receber autorização para avançar para o próximo estágio do Projeto”. Entidade: Projeto, Tipo: Sinalizador. Comportamento: Comportamento controlado por fluxo de trabalho. Este campo será usado no estágio de detalhamento da proposta e ao preencher com a resposta “Sim”, permitirá a proposta avançar para o próximo estágio.

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3. Páginas de Detalhes do Projeto

Acesse Configurações do PWAPáginas de Detalhes do Projeto.

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Crie uma nova Página de Detalhes do Projeto.

Dê o Nome: Proposta_01_Info.

Escolha o Layout: Página Inteira, Vertical.

Clique em Criar.

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Na nova página, selecione Editar Propriedades.

Em Nome Para Exibição, escreva: Detalhes Iniciais da Proposta.

Em Descrição, escreva: Dados iniciais para a proposta.

Em Tipo de Página, escolha (2) Novo Projeto

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Clique em Salvar.

Abra novamente a página para editá-la.

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Com a página aberta, clique na guia Página e escolha Editar Página.

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Clique em Adicionar WebPart.

Na Webpart, escolha Project WebApp, Informações Básicas e clique em adicionar.

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De volta à edição da Página de Detalhes do Projeto, clique em Editar WebPart, conforma figura abaixo.

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Em Campos do Projeto Exibidos, clique em Modificar.

Escolha do lado esquerdo o nome do campo e acrescente ao lado direito, não deixando de incluir Custo da Proposta como um desses campos.

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Em Título, troque para: Detalhes Iniciais da Proposta.

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Salve e feche a edição da Página de Detalhe do Projeto.

Crie mais uma Página de Detalhes do Projeto.

Dê o Nome: Proposta_02_Detalhes. Escolha o Layout: Página Inteira, Vertical.

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Em Nome Para Exibição, escreva: Detalhes Avançados da Proposta. Em Descrição, escreva: Detalhes adicionais para a proposta. Em Tipo de Página, escolha (2) Novo Projeto.

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Abra a página Proposta_02_Detalhes, e selecione Editar Página.

Adicione uma Webpart e escolha Project WebApp, Informações Básicas.

Edite a WebPart, modifique o Título para: “Detalhes Avançados da Proposta” e modifique os campos Exibidos. Inclua os campos conforme figura abaixo, em especial: Objetivos do Projeto e Termo de Abertura.

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4. Estágios do Fluxo de Trabalho

É necessário criar os estágios para o fluxo de trabalho.

Acesse Configurações do PWAEstágios do Fluxo de Trabalho.

Crie um novo Estágio de Fluxo de Trabalho

1. Dê ao Fluxo o Nome: Detalhes Iniciais da Proposta.

2. Na Descrição: Definir o Nome e Custo estimado do Projeto.

3. Em Descrição Para Enviar: Enviar o Projeto como uma Proposta.

4. Na Fase do Fluxo de Trabalho, escolha criar.

5. Em Páginas de Detalhes do Projeto Visíveis, escolha Detalhes do Projeto e Detalhes Iniciais da Proposta.

6. Em Campos Personalizados Obrigatórios, escolha Custo da Proposta.

7. Clique em Salvar.

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Para cada Estágio, repita os mesmos passos. Abaixo a tabela contém os dados para cada estágio a ser criado:

Nome Descrição Descrição para envio Fase PDPs visíveis Campos Personalizados
Detalhes Iniciais da Proposta Defina o nome e o custo do projeto. Envie o projeto como uma proposta. Criar Detalhes Iniciais da Proposta Custo da Proposta (obrigatório)
Detalhes do Projeto
Detalhes Avançados da Proposta Forneça detalhes adicionais sobre o projeto proposto. Envie detalhes para continuar com o projeto. Criar Detalhes Iniciais da Proposta Custo da Proposta (somente leitura)
Detalhes Avançados da Proposta
Detalhes do Projeto
Rejeição Automatizada A proposta é rejeitada, com base nas informações fornecidas. Criar Detalhes Iniciais da Proposta Custo da Proposta (somente leitura)
Execução A proposta é aceita e está pronta para o gerenciamento de projetos. Gerenciar Detalhes Iniciais da Proposta Custo da Proposta (somente leitura)
Objetivos do Projeto (somente Leitura)
Detalhes Avançados da Proposta
Detalhes do Projeto

Ao final teremos os seguintes estágios configurados:

4. Fluxo de Trabalho no SharePoint Designer 2013

No SharePoint Designer 2013, construa o fluxo de trabalho usando instruções declarativas no Designer Baseado em Texto.

Abra o Sharepoint Designer e escolha Abrir Site.

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Digite o endereço da Instância do PWA em Nome do Site e clique em Abrir.

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No painel Navegação, escolha Fluxos de trabalho. Em seguida, na guia FLUXOS DE TRABALHO da faixa de opções, no grupo Novo, escolha Fluxo de Trabalho do Site.

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Dê um Nome e Descrição ao Fluxo de Trabalho de Site. Para o Tipo de Plataforma, escolha Fluxo de trabalho do SharePoint 2013 – Project Server.

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1. Clique na guia Fluxo de Proposta.

2. Em seguida, escolha Designer Baseado em Texto.

3. Para mostrar a exibição com a linha de inserção laranja piscando clique na exibição.

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Adicione os estágios usados pelo fluxo de trabalho. Na guia FLUXO DE TRABALHO, clique no ícone Preparar (1), e na lista suspensa dos Estágios, escolha Detalhes Iniciais da Proposta (2).

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De maneira semelhante, posicione a linha de inserção laranja abaixo da caixa Estágio: Detalhes Iniciais da Proposta e adicione os outros estágios usados pelo fluxo de trabalho: Detalhes Adicionais da Proposta (3), Rejeição Automatizada (4) e Execução (5).

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Adicione agora as etapas e a lógica do fluxo de trabalho em cada estágio:

No estágio Detalhes Iniciais da Proposta, posicione a linha de inserção laranja na parte superior do corpo do estágio.

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No grupo Inserir na faixa de opções, escolha Ação (2), role para baixo até Ações do Project Web App e então escolha Aguardar Evento de Projeto (3).

Escolha este evento de projeto e então selecione Evento: Quando um projeto é enviado na lista suspensa.

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Em Transição para o Estágio, clique na caixa de texto e comece a digitar “Se” e clique no ícone da lupa para ver as opções de ação. Escolha “Se qualquer valor for igual ao valor”.

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Clique na primeira palavra VALOR que está sublinhada.

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Clique em fx e escolha para a Fonte de Dados: Dados do Projeto, e para o Campo da Fonte: Custo da Proposta. Clique em OK.

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Escolha a comparação É Maior que.

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Escolha o valor R$ 50,000.

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Dada a condição do Custo da Proposta ser Maior que R$ 50.000,00, escolha a ação Ir para Estágio e escolha Rejeição Automática. Para isto, comece a escrever “ir” e clique no ícone da lupa para selecionar a ação Ir para um estágio.

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Escolha o Estágio Rejeição Automática.

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Agora preencha abaixo de Else, com mais uma comparação. Se Custo da Proposta é Menor que R$ 10.000,00; Ir para Estágio de Execução. Se não, ir para Detalhes Adicionais da Proposta.

O resultado final será conforme figura abaixo:

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No estágio Detalhes Avançados da Proposta, deixe em branco a primeira seção, pois não há necessidade de aguardar nenhum evento. Na seção Transição para o estágio, adicione “Se qualquer valor for igual ao valor” , e escolha o campo Termo de Abertura do Projeto. Se o Termo de Abertura do Projeto aprovado for igual a SIM, selecione a ação Ir para o Estágio Execução. Senão, ir para Detalhes Avançados do Projeto (isso fará com que o estágio fique em loop até poder avançar.

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No estágio Rejeição Atutomática, deixe em branco a primeira seção, pois não há necessidade de aguardar nenhum evento. Na seção Transição para o estágio, adicione a ação Ir para o Final do Fluxo de Trabalho.

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No estágio Execução, deixe em branco a primeira seção, pois não há necessidade de aguardar nenhum evento. Na seção Transição para o estágio, adicione a ação Ir para o Final do Fluxo de Trabalho.

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Antes de salvar o fluxo, verifique por erros de lógica e sequência clicando na Guia Fluxo de Trabalho, Verificar Erros.

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Não havendo nenhum erro, a seguinte mensagem será exibida:

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Salve e publique o fluxo de trabalho.

5. Tipo de Projeto da Empresa

Agora que já temos um Fluxo de Trabalho pronto, precisamos criar um novo Tipo de Projeto da Empresa que utilize este fluxo.

Acesse Configurações do PWA, Tipos de Projeto da Empresa e então crie um Tipo de Projeto da Empresa.

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Preencha os campos:

1. Nome: Proposta com Fluxo de Aprovação.

2. Descrição: Nova Proposta de Projeto com fluxo de aprovação automática baseado no valor da Proposta.

Em 3. ID do Projeto, Prefixo: PP, Número Inicial: 0001 e os demais campos sem alterações.

4. Associação de Fluxo de Trabalho de Site: Fluxo de Proposta

5. Nova Página do Projeto: Detalhes Iniciais da Proposta.

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Ao final, teremos o novo tipo de projeto da empresa na lista.

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6. Novo Projeto baseado na Proposta com Fluxo de Aprovação

Acesse a Central de Projetos, e na Guia Projeto, escolha Novo, Proposta com Fluxo de Aprovação.

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Preencha os campos da nova Proposta.

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Ao salvar, a tela de detalhes do Status do Fluxo de Trabalho se abre, e é possível ver em qual estágio o projeto se encontra.

1. Clique em Todos os Estágios do Fluxo de Trabalho para ver em qual estágio o projeto se encontra.

2. É possível ver que Detalhes Iniciais da Proposta está aguardando entrada.

3. Para submeter o a proposta para o andamento do fluxo, na Guia Projeto, escolha Enviar.

Após enviar, ao recarregar a página verifique que o Status mudou para a Rejeição Automática, pois o valor do projeto excedia R$ 50.000,00.

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Se criarmos um projeto com valor intermediário (R$ 30.000,00) teremos o fluxo seguindo para etapa de detalhamento.

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Ao salvar a Proposta, e na Página de Status do Fluxo de Trabalho, escolher Enviar, teremos:

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No estágio Detalhes Avançados da Proposta, o fluxo de trabalho não aguarda um evento de envio. Se o PDP Detalhes do Projeto incluir campos obrigatórios adicionais, o Project Server aguardará até você adicionar dados aos campos antes de prosseguir para o estágio Execução.

Para isso, acesse a página Detalhes Avançados da Proposta, para editar as informações avançadas e incluir os Objetivos do Projeto e responder SIM para o campo Termo de Abertura (somente quando Termo de Abertura contém o valor SIM é que o fluxo avança).

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Após salvar e atualizar o Status do Fluxo de Trabalho, o Projeto avança para o Estágio de Execução.

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E por fim, se escolhermos um projeto de valor pequeno (menor que R$ 10.000,00), teremos o fluxo simplificado que nos levará direto para o estágio de Execução.

Após salvar e Enviar Uma imagem contendo captura de tela Descrição gerada com muito alta confiança

Após Salvar a proposta e na tela de Status do Fluxo de Trabalho, enviar a proposta, teremos o seguinte andamento do fluxo de trabalho:

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*Referência Original: https://docs.microsoft.com/pt-br/project/create-a-sample-project-web-app-workflow

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