Pular para o conteúdo

Cases

Multinacional do setor de energia utiliza o EPM para consolidar a gestão de projetos

Cases de Sucesso

A Areva Renewables Brasilé a filial brasileira do grupo Areva, líder mundial no setor de energia nuclear, e um dos principais players no setor de energia renovável.

Com forte presença no mercado brasileiro de energia renovável, a Areva Renewables Brasil desenvolve projetos complexos, que envolvem a participação de múltiplas áreas e recursos. Como não havia uma plataforma unificada de comunicação e gerenciamento, cada área utilizava a versão Stand Alone do Microsoft Project para controlar os cronogramas sob sua responsabilidade, assim como os recursos necessários. Apesar da existência de cronogramas individuais em cada uma das áreas, o compartilhamento das informações e a visualização da disponibilidade dos recursos para execução de tarefas não se mostrava eficaz, pois não havia garantias de que todas as alterações e atualizações haviam sido comunicadas com a dinâmica necessária e dentro dos prazos esperados.

Solução

Após efetuar um estudo detalhado nos gargalhos existentes, em termos de software, no seu processo de gestão de projetos, a Areva Renewables Brasil identificou no Microsoft Project Server a plataforma ideal para garantir a integração e comunicação das diferentes áreas que interagem entre si durante a execução dos projetos da companhia. Após um minucioso processo de entrevistas com as áreas envolvidas, a plataforma foi configurada para permitir que mudanças ocorridas em um cronograma possam ser visualizadas rapidamente por outras áreas que venham a ser impactadas, garantindo transparência na identificação de desvios e possibilitando maior rapidez na tomada de decisão de todos os envolvidos.

Benefícios

Com a implementação de uma plataforma única de gerenciamento, a Areva Renewables Brasil conseguiu obter uma visão mais detalhada de todos os cronogramas da companhia, bem como de seu relacionamento entre si. Essa visibilidade permitiu à empresa o desenvolvimento de um planejamento mais abrangente e realista, dadas as características e particularidades do trabalho que é desempenhado por cada área.

Além disso, a criação de painéis com Dashboards Gerenciais permitiu à empresa a visualização em tempo real tanto do portfólio de projetos consolidado como da capacidade dos recursos, sua alocação e disponibilidade

Veja mais